quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Desabafos do dia a dia de uma Emigrante no Brasil!


A crise chegou a Portugal e eu fugi para o Brasil! 
Um grande conselho que me deram mal cheguei foi: "Se estas no Brasil sê Brasileiro, senão adaptação vai ser difícil"! Eu no inicio, não entendi muito bem como é que samba, caipirinha, praia e calor poderia ser assim tão difícil? Pois é, lamento informar mas o Brasil não é o que se vê nas novelas das nove, é bem duro, cru e com muito Darwinismo social! Um verdadeiro mito estampado nos postais dos melhores destinos de ferias do mundo!

Eu não me quero colocar num plano superior ou inferior relativamente a um pais que me deu oportunidades profissionais que o meu infelizmente não teve capacidade de me dar! Também, não quero transparecer que tudo por aqui é mau, porque é mentira, apenas quero descrever algumas situações que me soam de forma diferente!  

Por exemplo, a maioria das mulheres o sonho da vida delas é casarem de preferência com uma pessoa bem rica, ter filhos o mais rápido possível, fazer algumas intervenções cirúrgicas, viverem cheias de empregadas e babas em casa para não fazerem nada o resto da vida e quando falo em nada é mesmo nada, nem trabalhar nem estudar, muito menos entrar na cozinha!

Por aqui, ninguém gosta de gente "pobre" e isso sente se de uma forma que ate chega a ser constrangedora. Falsos moralismos e preconceitos são caracteristicas que não estava a espera de um povo com tantas misturas de raças! Todos vivem com a palavra Deus na boca, são muito crentes, frequentam mil igrejas, com mil opções de religiões em tudo o que é esquina mas em contra partida é dos países mais inseguros, com uma taxa de criminalidade elevada....no mínimo irónico!

Por falar em criminalidade, é "normal" matares e não ires preso e não precisas de ser muito "rico" para esta proeza acontecer! Mas se cortares uma árvore nativa ou não pagares a pensão aos teus filhos são motivos suficientes para ires directamente para a prisão! Dá para ver e sentir a inversão e abertura para que todos os valores sejam por completo desvirtuados e que tudo por aqui seja possível!

Também não estava a espera das mil piadinhas de portugueses ou até mesmo das expressões corriqueiras como “Ah isso é coisa de Português” para tudo que seja motivo de humilhação! A fama por aqui é que o Português ou é Manel ou é Maria, vem da "terrinha", são burros, vestem se mal, são todos donos de padarias! Os Maneis usam bigode e as Marias,tem todas mono sobrancelha e claro nunca fizeram nem conhecem a palavra depilação! 

ORA POIS!! ORA POIS, é um verdadeiro mito por desvendar que daria uma óptima tese de investigação porque é um fenómeno por descobrir onde e como apareceu! Quando aqui cheguei fui bombardeada com ORA POIS, diariamente varias vezes ao dia, confesso que até cheguei a pensar que era uma expressão dos Brasileiros de boas vindas, talvez! Ate que me explicaram que todo o Português diz ORA POIS! Aí sim?? O que eu oiço por la é ou ORA ou POIS, mas ORA POIS que me lembre não dizemos, pelo menos, não de uma forma tão insistente para percorrer o Oceano Atlântico e chegar a todos os brasileiros, dizia eu. Neste momento desisti de explicar e solto um sorriso amarelo porque o Brasileiro que nunca saiu do Brasil sabe mais do que nos todos juntos, e por isso mesmo dizemos ORA POIS de 5 em 5min todos os dias, então ora pois......

Fiquei chocada com a quantidade de pessoas que não reconhecem que estamos a falar a mesma língua e com isto pode acontecer varias coisas: 1º "fugirem" porque supostamente estamos a falar outra língua que pode ser chinês ou inglês mas que ninguém sabe nem ninguém quer saber; 2ºperguntarem se sou Colombiana ou Peruana em "Portunhol"; 3º soltarem umas palavras em inglês, que esta ultima opção é muito raro! Nestas alturas nem sei se ria se chore...acho que a minha expressão facial diz tudo....

Hoje sou totalmente a favor que deveria existir o idioma Brasileiro, para não ficar chocada nem arrepiada com a quantidade de pontapés que dão ao nosso querido Português, do tipo:

- Chega isso pra Eu! - quer dizer: chega isso para mim!
- Isto é para mim fazer? - quer dizer: isto é para eu fazer?
- Isto é o maior grande - AAAHHH?????
- A Dilma é Presidenta??? OI?????? PRESIDENTAAAA??
- Quando escrevem não sabem distinguir MAIS com MAS! Este é o erro mais notório de todos;

Já para não falar da quantidade de palavras completamente diferentes:

- Autocarro é Ônibus, se for urbano se for interurbano, é caminhonete;
- Comboio é trem;
- Avental da cozinheira é bibe;
- Campainha é botão eléctrico;
- Uma moça arrebicada, é uma moça vestida com extravagância;
- Trolha é peão; 
- O trepador é quem escala montanhas;
- Ula-Ula não é dança e sim uma correria;
- Ao pagar, não se recebe o troco mas sim a demasia;
- Quem aluga uma casa sem móveis, aluga uma casa nas paredes;
- Avião não decola, escola;
- Mulher a dias é Faxineira;
- Pequeno almoço é Café da Manha;
- Casa de banho é banheiro;
- Telemóvel é celular;
- Durex aqui é marca de fita cola;
- Fotocopia é um xerox;
- Guarda redes é o Goleiro;
- Os travões são o freio do carro;
- Passadeira é a faixa pedestre;
- Ecrã é a tela;
- Portagem é Pedagio ( e não aceita pagamento com cartão);
- Furador é um grampeador;
- Fazer um bico aqui é trabalhar em Part time ou fazer trabalhos extras;
- Nunca digam a ninguém que estão a gozar porque aqui é orgasmo;
- Aqui as meias pretas é uma coisa horrível e bonito é meia branca;

E com isto tudo, vejo que os Portugueses veneram tudo o que é Brasileiro, desde das novelas, musica, filmes, teatro e por aqui só se conhecem os bolinhos de bacalhau, o Azeite Galo e o ORA POIS e isto sim é profundamente triste e estranho para dois países com tanta historia!

Esta suposta ligação, foi um dos motivos que me fez vir para aqui e quando aqui cheguei vinha carregada de vergonha do meu pais por só me ter conseguido dar a porta de saída! Hoje sei que não existem pseudo ligações nem parecenças no idioma que nos aqueça, o meu Portugal é um cantinho maravilhoso com pessoas super interessantes, com valores bem vincados, com segurança, em que a crise apesar de tudo acabou por juntar muita gente e mostrar quem não valia a pena!

Todos os dias peso a minha balança, para ver se estou no caminho certo e se admiro muita gente por ter emigrado hoje admiro ainda mais quem a minha volta decidiu voltar, mesmo sabendo o que esperava! Admiro, todos que abdicam da nossa presença, dos nossos pais que sempre lutaram pelo nosso futuro e agora estão agarrados ao skype para os 5min de conversa, das pessoas que sonharam por um futuro e que conseguiram se moldaram ao presente! Mas acima de tudo admiro, quem carrega o coração repleto de saudades, porque as saudades não tem braços mas apertam e bem...ora pois!

INSPIRE-SE!



1 comentário:

Cisma ♥ disse...

Olá :)

antes de mais, parabéns pelo texto. Tens ali uns erros ortográficos, mas nada de mais (relê e vais encontrar-los).
Quanto ao tema mesmo: sou filha de uma brasileira e de um angolano por isso sei bem do que falas. Há realmente uma certa «discriminação» entre Brasileiros e Portugueses. Mas uma discriminação «saudável».
O «ora pois» já ouvi, muitas vezes também, e já vi muito português dizer essa expressão. Vem de uma geração da década de 50 por isso é normal dizeres que nunca ouviste falar. Foi durante essa altura, mais anos menos anos, que houve uma enorme vaga de emigração para o Brasil e sim, um dos grandes negócios dos Portugueses foi uma padaria. Tinham fama e ainda têm fama de fazerem o melhor pão, por isso não é razão nenhuma para ficar ofendido com tal coisa.
Quanto à diferença de vocabulário, é normal também. Se fores para angola tens INÚMEROS exemplos disso. Podemos falar a mesma língua mas há as suas adaptações, assim como no inglês de UK e o inglês do US (exemplo: dizem biscuit no Reino Unido, quando nos Estados Unidos dizem cookie).

sobre a «discriminação» que falei mais acima do meu comentário, deixa-me clarificar. Não falo em discriminação tipo apartheid, LONGE DISSO! é apenas aquela coisa de «vocês governaram este país durante séculos...mas finalmente somos livres de vocês». entendes? nada que os magoe, chega a ser involuntário mas que também assistes nos ingleses quando vão à América. Eles levam esses comentário também , na boa. é normal, faz parte da história. o que era aceitável na altura, já não o é, ...passado é passado e cada um esquece da forma que quiser. Mas esse facto vai estar sempre ligado à relação entre Portugal e Brasil. É normal e não condeno.

Quanto ao português «deles»... a culpa não é deles. Se fores ver o ensino do Brasil, vês que é muito rudimentar em comparação ao que era. Minha mãe estudou no Brasil e não fala assim, mas entende-se. Num país onde é mais importante gastar rios de dinheiro no Carnaval do que na saúde e no ensino....é normal. Mas hey, há Brasileiros totalmente conscientes dessas falhas. não é por acaso que aconteceu toda aquela revolta há uns meses atrás e que de vez em quando ainda dá o ar de sua graça. Cabe a nós apoiar essa revolta. Há muitos ajustes a fazer no Brasil, assim como há ajustes a fazer em Portugal. Somos irmãos...apoia-os e eles vão apoiar-te também :)



AH outra coisa, quanto ao facto de eles não perceberem o português de portugal...novamente está ligado à educação e à abertura do país para o mundo. Não os condenes. Eles fazem dublagem de tudo e o Ricardo Pereira faz sotaque para ser melhor entendido. Tal não acontece aqui porque estamos habituados às novelas e tudo mais. Entendemos. Mas se fores perguntar aos teus avós se entendiam quando as primeiras novelas chegaram a Portugal eles vão-te dizer que não. É tudo uma questão de habituação ;) - e tal acontece com Angola, Moçambique e todos os outros. Cada um tem o seu sotaque apesar de falarem a mesa língua, mas com habituação e DIALOGO entre todas estas nações ...tudo «vai ao sitio», «ora pois» ;p

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...